top of page

O Artista

39932512_216378349234660_889634348165654

De sensibilidade artística ímpar, e aptidão didática, Marco Antonio Rodrigues destaca-se através de sua pluralidade profissional.

Diretor de Orquestra

Aluno da 1ª Sala de Regência Brasileira do Maestro Eleazar de Carvalho, e do Maestro Dante Anzollini, Marco Antonio 

Rodrigues esteve à frente da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) como parte de seus estudos avançados, bem como da Orquestra de Bolsistas do Festival de Itú, regendo  Scherazade. Esteve à frente da Orquesta Sinfónica Nacional de Paraguay (Novembro 2016) no Concerto de Encerramento do Curso Internacional de Dirección Orquestal.

Concluinte do curso de especialização em Direção da Escuela de Dirección de Orquesta y Banda Maestro Navarro Lara (Espanha), em pré exame para a certificação pela Royal Schools of Music (Reino Unido).

Participou das seletivas do Primeiro Reality Show para Diretores de Orquestra - Bravo Maestro (Espanha), com mais de 150 participantes, de mais de 30 países. Chegou à final representando o Brasil, dirigindo o Concerto para Clarinete e Orquestra de W. A. Mozart, com a O.I.D.O. - Orquesta Internacional de Directores de Orquesta - Agosto/2017.

 

Dirigiu como convidado (2018) a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté no Concerto sob temática "Grandes Compositores Russos".

Vencedor, representando o Brasil, da 4a. Edição (2018) do Concurso Internacional de Dirección de Orquesta 3.0, consagrado Batuta de Ouro.

Durante a produção para a participação deste, esteve à frente da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (OSITA).

 

Pelo segundo ano consecutivo fora selecionado a dirigir a Orquestra Internacional de Diretores de Orquestra (OIDO) no concerto de encerramento do Encontro Mundial de Diretores de Orquestra junto a outros prestigiados Diretores.

Em 2019 iniciou o planejamento para a criação de uma orquestra forte, e independente, formada por aqueles que amam e fazem Arte a Opus 3 Philharmonie.

Compositor

Dentre inúmeras peças arranjadas e adaptadas, algumas já destacadas em seu repertório como Diretor de Orquestra, destacadas abaixo algumas composições, em vários estilos:

  • Alvorada de um novo tempo;

  • Impressões;

  • Lost;

  • Mandala;

  • Pai Nosso;

  • Planalto Monumental - Aos olhos da Grande Ave;

  • Poemas Sinfônicos - Lendas da Amazônia (I Uirapuru);

  • Vozes do Agreste;

  • Warlok Castle.


Composições e Arranjos personalizados em vários estilos musicais.

Algumas disponíveis em seu canal de Youtube e Instagram

Instrumentista

O trompete é sua especialidade instrumental.

Marco Antonio Rodrigues teve como mestres o Prof. Reginaldo Farias, trompetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o 1º Doutor em trompete no País,
Nailson Simões, professor titular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

Em sua juventude,  fora o principal trompetista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Antonio Domingos Sacco e Jonas Christensen , na sequência, o principal trompetista também da Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Juan Serrano, e a partir de 1989, da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, atual Orquestra Experimental de Repertório, sob regência do Maestro Jamil Maluf.

Educador

Ao longo de sua carreira, como arte-educador, formou centenas de alunos,  e conduziu Bandas Colegiais, obtendo nesta área grande reconhecimento e distinção performática dos seus trabalhos exclusivos com a Banda Marcial Noé Azevedo, a Fanfarra do Colégio Sion, a Banda Marcial Municipal de São Roque, a Banda Marcial do Colégio Paralelo, entre outros, dos quais as seguintes conquistas em competições do gênero, vale destacar:

  • Vinte vezes Campeão Estadual - São Paulo;

  • Sete vezes Campeão Nacional;

  • O melhor regente em quase todos os concursos dos quais participou.​

Emprendedor

À frente da Musicalle Produções desde 2001 desenvolve,  e coordena projetos culturais, desde programas permanentes de desenvolvimento artístico à eventos isolados, os quais por complemento propiciam a inclusão artística e social dos envolvidos.

Em 2020, junto à Produtora Karin Valente, funda uma Escola de Artes 100% Digital, a 

Metamorphosis.png
bottom of page